As eleições gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua de 2023 já têm data marcada: 17 de novembro. E esta será a primeira votação on-line em vários estados do País, incluindo São Paulo, ou seja, diferente dos anos anteriores, a ser realizada pelo site votaconfea.com.br.
“Temos eleições gerais no Sistema a cada três anos. Nos anos anteriores, as eleições eram realizadas no formato presencial. Os profissionais precisavam comparecer à urna física para votar. A partir deste ano, o processo eleitoral será totalmente virtual”, explica o coordenador da Comissão Eleitoral Regional de São Paulo (CER-SP), Eng. Glauco Eduardo Pereira Cortez.
Todo profissional terá, então, a oportunidade de votar pelo celular, tablet ou computador “de qualquer lugar do Brasil ou do exterior, desde que tenha acesso à internet”, complementa Cortez. Para isso, é necessário estar em dia com o Conselho – o prazo para regularização da situação é até 30 dias antes da votação – e manter os dados cadastrais atualizados, pois o envio de login e senha do sistema de voto será realizado por meio eletrônico.
No estado paulista, serão eleitos cinco novos representantes da área tecnológica:
Simultaneamente a São Paulo, os demais Conselhos Regionais realizam seus próprios processos eleitorais, contribuindo também para a eleição do Confea. Para isso, existe a Comissão Eleitoral Federal (CEF), fora as estaduais, que é responsável pelos normativos e treinamentos relacionados às eleições.
A CEF promove uma série de encontros para tratar do tema, reunindo, além dos presidentes e das comissões regionais, as áreas jurídicas dos Conselhos. “Tivemos um primeiro seminário eleitoral, durante a 3ª reunião do Colégio de Presidentes (CP), no fim de maio, que foi muito frutífero, pois, além das explicações e esclarecimentos sobre a votação pela internet e metodologia que será adotada este ano, foram abordadas as questões fáticas mais polêmicas presentes nos procedimentos dos trabalhos das comissões eleitorais”, conta o vice-presidente do Crea-SP, Eng. Mamede Abou Dehn Jr. O engenheiro acrescenta: “Temos certeza que os próximos seminários previstos serão tão didáticos e objetivos”, em menção aos outros dois treinamentos que ainda serão realizados.
Mais informações no site do Confea.