Selo certifica cursos de Segurança do Trabalho

Atenta às necessidades de aprimoramento profissional, a Associação Nacional dos Docentes em Engenharia de Segurança do Trabalho (ANDEST) lançou o Selo de Excelência ANDEST do Brasil. O programa de certificação é direcionado às Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem cursos de pós-graduação latu sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho, nas modalidades presencial e híbrida.

“O que nos move é o melhoramento da área, especialmente depois de todo o impacto da pandemia na educação. Nosso intuito é estimular o contínuo aperfeiçoamento, por meio da certificação de cursos e instituições de ensino, habilitados somente após um rigoroso processo de seleção, dada a garantia de excelência”, explica a presidente da ANDEST do Brasil, M.Sc e Eng. Seg. Trab. Elizabeth Spengler Cox de Moura Leite.

Até pouco tempo, não havia o reconhecimento da graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho – a regulamentação se deu apenas em 2014, com aprovação pelo Ministério da Educação (MEC). Com isso, os cursos de especialização se tornaram bastante comuns. Isso porque, para engenheiros com formação prévia em outros segmentos, é obrigatória a pós-graduação na área para que possam assinar projetos e laudos voltados à prevenção de riscos e de doenças ocupacionais.

Reforçando esta atuação, esses profissionais asseguram diretamente a proteção da sociedade, uma vez que são os responsáveis por definir e garantir a aplicação de normas e controles internos de qualidade na produção industrial, fabril e de demais setores da economia.

“Valorizamos iniciativas como essa, que buscam a melhoria das profissões que compõem o Sistema Confea/Crea. Com instituições e cursos qualificados, teremos profissionais cada vez mais preparados para assumir os desafios em prol da segurança da sociedade”, comenta a Eng. Lígia Marta Mackey, vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP.

Como funciona?

O Selo ANDEST do Brasil é concedido às IES e aos cursos credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) e registrados no Crea-SP. Além disso, é necessário atender outros critérios, como estar associado e adimplente com a entidade e apresentar projeto pedagógico, cronograma de aulas e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do coordenador do curso.

São três níveis de excelência: Ouro, válido por 24 meses; Prata e Bronze, com validade de até 12 meses. “Esses prazos são determinados para incentivar a busca por novas qualificações dentro do programa”, afirma Elizabeth.

A submissão e entrega desses e outros documentos exigidos pode ser feita até 15 de junho, de acordo com o edital publicado no site www.andestdobrasil.org. As IES e cursos interessados devem entrar em contato pelo e-mail andestdobrasil@gmail.com, solicitando o formulário de inscrição.

Realizadas as etapas de habilitação e análise, dentro dos prazos estipulados em edital, ocorrerão a homologação e divulgação dos resultados.

 

Produzido pela CDI Comunicação