Os testes de conformidade dos sistemas de automação industriais

A automação industrial é o uso de sistemas de controle, como computadores ou robôs, e tecnologias da informação para lidar com diferentes processos e máquinas em uma indústria para substituir um ser humano. É o segundo passo além da mecanização no âmbito da industrialização. Esses sistemas passam por testes de aceitação em fábrica (TAF), testes de aceitação em campo (TAC) e os testes de integração em campo (TIC) para demonstrar que o sistema de automação está de acordo com as especificações técnicas.

No seu início, o objetivo da automação era aumentar a produtividade, pois os sistemas automatizados podem funcionar 24 horas por dia e reduzir o custo associado dos operadores humanos, ou seja, os salários e os benefícios). No entanto, hoje, o foco da automação mudou para aumentar a qualidade e a flexibilidade em um processo de fabricação.

Na indústria automobilística, a instalação de pistões no motor era realizada manualmente, com uma taxa de erro entre a 1% a 1,5%. Atualmente, essa tarefa é executada usando máquinas automatizadas com uma taxa de erro de 0,00001%. Assim, essa tecnologia vem ofertando menor custo operacional, pois a automação industrial elimina os custos com assistência médica e férias remuneradas associadas a um operador humano.

Além disso, não exige outros benefícios aos funcionários, como bônus, cobertura de pensão, seguro, etc. Acima de tudo, embora esteja associada a um alto custo inicial, economiza os salários mensais dos trabalhadores, o que leva a uma economia de custos substanciais para a empresa.

O custo de manutenção associado às máquinas usadas para automação industrial é menor porque muitas vezes não falha. Se falhar, apenas os engenheiros de computação e manutenção são necessários para repará-lo.

Embora muitas empresas contratem centenas de trabalhadores da produção por até três turnos para operar a fábrica pelo número máximo de horas, a produção ainda precisa ser fechada para manutenção e feriados. A automação industrial cumpre o objetivo da empresa, permitindo que ela administre uma fábrica por 24 horas por dia, sete dias em uma semana e 365 dias por ano. Isso leva a uma melhoria significativa na produtividade da empresa.

A automação alivia o erro associado a um ser humano. Além disso, diferentemente dos seres humanos, os robôs não envolvem fadiga, o que resulta em produtos com qualidade uniforme fabricados em momentos diferentes.

Adicionar uma nova tarefa na linha de montagem requer treinamento com um operador humano, no entanto, os robôs podem ser programados para executar qualquer tarefa. Isso torna o processo de fabricação mais flexível.

A adição automática de coleta de dados pode permitir a coleta de informações importantes de produção, melhorar a precisão dos dados e reduzir os custos de coleta de dados. Isso fornece os fatos para se tomar as decisões corretas quando se trata de reduzir o desperdício e melhorar seus processos. A automação industrial pode tornar a linha de produção segura para os funcionários, implantando robôs para lidar com condições perigosas.

Há algumas desvantagens da automação industrial. Um deles á o alto custo inicial, já que o investimento inicial associado à mudança de uma linha de produção humana para uma linha de produção automática é muito alto. Além disso, custos substanciais estão envolvidos no treinamento dos funcionários para lidar com este novo equipamento sofisticado. Mesmo assim, a automação industrial encontrou recentemente uma aceitação cada vez maior de várias indústrias devido aos seus enormes benefícios, como aumento da produtividade, qualidade e segurança a baixos custos.

A NBR IEC 62381 de 09/2019 – Sistemas de automação de processos industriais – Testes de aceitação em fábrica (TAF), testes de aceitação em campo (TAC) e testes de integração em campo (TIC) define os procedimentos e especificações para os testes de aceitação em fábrica (TAF), testes de aceitação em campo (TAC) e os testes de integração em campo (TIC). Estes testes são realizados para demonstrar que o sistema de automação está de acordo com as especificações técnicas.

Leia o texto na íntegra, clicando aqui.