Avalie o desempenho ambiental de sua empresa

Se a empresa possui um programa de gestão ambiental de acordo com a NBR ISO 14001, o trabalho está longe de terminar. Agora a empresa precisa determinar se realmente ele funciona. Então, como isso pode ser realizado? Uma organização precisa avaliar seu desempenho ambiental em relação à sua política ambiental, o objetivos e metas ambientais e outros critérios de desempenho ambiental. A avaliação de desempenho ambiental é um processo e mecanismo interno que deve permitir a gestão contínua de informações confiáveis e verificáveis, a fim de determinar se o sistema de gestão ambiental atende aos critérios definidos pela gerência da organização. Deve-se utilizar os indicadores para coletar as informações e comparar o desempenho atual e o anterior com os critérios de desempenho ambiental estabelecidos pela própria organização. Conheça as diretrizes para o projeto e o uso da avaliação do desempenho ambiental (ADA) em uma organização.

Pode-se dizer que uma avaliação de desempenho ambiental funciona de verdade, sendo que ela deve ser incorporada às atividades diárias da organização. Ela deve se basear nos seus aspectos ambientais significativos, nos seus próprios critérios para avaliação do desempenho ambiental e nos requisitos das partes interessadas. Ao planejar a avaliação de desempenho ambiental, é necessário levar em consideração o espectro geral de suas atividades, produtos e serviços, além de outras coisas que criam o contexto da sua organização.

Os recursos financeiros, físicos e humanos necessários para gerenciar a avaliação devem ser fornecidos pela gerência. Dependendo da capacidade e recursos da organização, o seu escopo inicia pode ser limitado aos elementos de atividades, produtos ou serviços com a mais alta prioridade definida pela gerência. Com o tempo, o escopo inicial pode ser expandido para incluir o restante das atividades, produtos e serviços.

O escopo facilitará a seleção dos seus indicadores, que são as ferramentas para representação de dados qualitativos e quantitativos ou informações de forma compreensível e útil. Eles ajudam na transformação de dados relevantes em informações concisas sobre os esforços da organização para afetar seu desempenho e impacto ambiental.

Por exemplo, ao se limitar o escopo apenas ao processo de produção, será fácil definir indicadores de desempenho ambiental, a partir de aspectos significativos relacionados à produção. As tendências positivas dos indicadores de desempenho ambiental serão um bom sinal de que a organização está no caminho certo e que o sistema é eficaz.

Os indicadores de desempenho ambiental podem ser medições ou cálculos diretos, como toneladas de material poluente emitido, medições e cálculos relativos, como toneladas de material poluente emitido por unidade de produto ou avaliados como dados descritivos ou informações modificadas pela aplicação de fatores.

A organização deve coletar os dados regularmente para fornecer informações para o cálculo dos valores dos indicadores de desempenho ambiental selecionados. Os dados devem ser coletados sistematicamente, de fontes apropriadas e com a frequência determinada pela gerência.

Os dados coletados devem ser analisados e transformados em informações que descrevam a eficácia da proteção ambiental. Para evitar desvios nos resultados, todos os dados coletados relevantes e confiáveis devem ser levados em consideração.

Leia o texto na íntegra, clicando aqui.