O Fórum Conjunto das Entidades de Classe e de Instituições de Ensino do Crea-SP e o Colégio de Entidades Regionais (CDER) realizaram na tarde da quarta-feira (09/10), na Sede Angélica, para um público de cerca de 250 profissionais, mais uma edição do fórum anual “Estratégias da Engenharia e Agronomia para o Desenvolvimento Tecnológico no Brasil do Século XXI”, desta vez com o tema “Indústria 4.0 – Soluções em Conectividade”, apresentado por uma equipe técnica da Weg S.A, multinacional brasileira fundada em 1961, na cidade catarinense de Jaraguá do Sul, que hoje conta com 12 fábricas no exterior e filiais em 29 países.
10
Segundo a diretora de Entidades de Classe do Crea-SP e coordenadora do Fórum, Engª Agrônoma Ana Meire Coelho Figueiredo, “o conceito de Indústria 4.0, que representa a 4ª Revolução Industrial, surgiu na Alemanha nos anos de 2011/2013 e visa ao aprimoramento do setor, com o uso de tecnologias de automação e compartilhamento de dados, a fim de alcançar a diminuição dos custos de produção e aumentar a produtividade”.
“A Indústria 4.0 – continua Ana Meire – ainda é adotada com timidez pelas empresas nacionais, tendo em vista aspectos estruturais, educacionais e culturais. Com iniciativas deste gênero, o Crea-SP busca colaborar para a mudança desse panorama, além da nossa finalidade de valorização e aprimoramento profissional”.
Também à mesa diretora do evento, o vice-presidente do Conselho, Eng. Glauco Eduardo Pereira Cortez, lembrou que “o que a Weg vai apresentar aqui já existe há muito tempo lá fora, mas aqui no Brasil ainda é novidade”. Glauco citou a falta de investimento no setor, tanto na esfera pública como na privada, e afirmou que “enquanto tentamos dar os primeiros passos na Indústria 4.0, temos no Brasil o Ensino 1.0”. Quanto à presença dos profissionais na audiência, o vice-presidente disse não se tratar apenas de “absorver tecnologia”. “As Associações – continuou – também devem divulgar o que é a Indústria 4.0 em suas cidades. Os representantes das Instituições de Ensino aqui presentes podem fazer o mesmo em suas escolas, visando a mudar esse panorama desfavorável na área acadêmica”.
“Já ao Crea-SP, cumprindo o seu papel, cabe mostrar o que é novo, com Palestras 4.0 como as de hoje, que conciliam a teoria à prática” – concluiu o vice-presidente, referindo-se aos equipamentos e sistemas da empresa convidada expostos durante o evento no andar térreo da Sede Angélica.