A construção em madeira conforme a norma técnica

A construção de madeira moderna é caracterizada por maior uso de pré-fabricação, menor tempo de construção, um processo de planejamento mais meticuloso e garantia de qualidade do sistema de produção. Juntas, essas novas circunstâncias implicam um processo diferente do conceito à conclusão, como é o caso da indústria da construção tradicionalmente organizada. Está muito mais próximo do modelo que outros sistemas de produção industrial aplicam, com uma especificação mais clara do produto e seu desempenho diretamente da prancheta computadorizada. Da mesma forma, a fabricação e a montagem final envolve grande automação e segue procedimentos muito rigorosos que garantem a conclusão consistente e correta de cada projeto. Mas, sempre o processo deve ser feito conforme a norma técnica no projeto, na execução e no controle das estruturas de madeira.

Uma estrutura de madeira é definida como aquela onde a carcaça é feita de madeira, porém uma fachada de madeira não faz parte do sistema de suporte de carga e muitos dos edifícios de madeira atuais não exibem realmente o material do sistema, a madeira, na fachada. E, inversamente, um edifício pode ter uma fachada de madeira e um material de carcaça diferente, e tal edifício não é definido como um edifício de madeira.

Os avanços técnicos em elementos estruturais baseados em madeira e a evolução do sistema de regulamentação de edifícios são as principais razões pelas quais a construção de madeira cresceu. Pesquisas internacionais modernas sobre o desenvolvimento de incêndios e os riscos de incêndio têm ajudado fortemente a mudar a visão do fogo em edifícios de madeira. Com os atuais equipamentos de segurança contra incêndios, o risco de incêndios em cidades é agora bastante reduzido, especialmente com a maneira previsível que a madeira retém sua função de suporte de carga durante um incêndio. Isso é considerado uma grande vantagem.

A madeira como material de construção também veio recentemente para impulsionar o avanço do processo de construção. É a força do material em relação ao seu peso que aumenta a oportunidade de construir componentes maiores e mais compostos. Por conseguinte, foi possível aumentar substancialmente o grau de pré-fabricação em estruturas de madeira e mudar o processo do local de construção, desde o fabrico até à montagem. Isso permite o planejamento logístico em um nível mínimo, como em outros processos industriais.

As pontes de madeira e edifícios construídos a partir de unidades de caixas são exemplos de como as técnicas de construção industrial estão mudando o mercado de construção – a construção de madeira industrial é simplesmente muito mais rápida. O tempo de construção no local pode ser reduzido tendo partes da estrutura ou o edifício pré-fabricado como módulos.

Estas podem ser unidades de superfície para paredes, pisos e tetos ou unidades de caixa com paredes, estrutura do piso e teto formando um ou mais quartos. O grau de pré-fabricação varia, nas unidades mais completas, as unidades de caixa, a camada de superfície e as instalações de eletricidade, telefonia, dados e encanamento podem ser pré-instaladas, de modo que tudo simplesmente precisa ser conectado no canteiro de obras.

A madeira usada na construção de edifícios é seca até um teor de umidade que corresponda ao clima do local. Isso também significa que o teor de umidade é adaptado ao método de produção. Os métodos de produção industrial com tempos de produção mais curtos baseiam-se, portanto, na menor quantidade de umidade sendo construída na estrutura estrutural e, portanto, a madeira usada tem um teor de umidade menor do que o vendido pelos comerciantes e madeireiros.

Clique aqui e leia o texto na íntegra!