Passivo ambiental é um histórico da contaminação do ser humano em áreas localizadas

Os passivos ambientais se acumulam no local ao longo das atividades humanas realizadas com descaso diante do meio ambiente e da sua capacidade de resiliência para suportar tais agressões, provocando manifestações das mais variadas formas.

O passivo ambiental representa o sacrifício de benefícios econômicos que serão realizados para a preservação, recuperação e proteção do meio ambiente, de forma a permitir a compatibilidade entre o desenvolvimento econômico e o meio ecológico ou em decorrência de conduta inadequada em relação às questões ambientais. Diz respeito não só às sanções por degradação ambiental, mas também às medidas empresariais para a prevenção de danos ambientais que têm reflexos econômico-financeiros.

Esse processo compromete tanto o presente quanto o futuro da empresa, exemplificado nas situações em que a empresa tem de assumir a responsabilidade pelas consequências de suas atividades operacionais, como o depósito de resíduos no meio ambiente. Para a identificação do passivo ambiental das empresas, entre as formas possíveis, estaria o uso das informações contidas tanto no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) quanto no Relatório do Impacto ao Meio Ambiente (RIMA).

Gostou do texto? Leia completo aqui.