O Brasil é um país de extensões continentais, mas, no entanto, não se aproveita dessa vantagem natural, por falta de investimentos no transporte dutoviário que deveria ter um papel importante no desenvolvimento das exportações e importações nacionais.
Hayrton Rodrigues do Prado Filho
O transporte por dutos usa um sistema de tubos ou cilindros, antecipadamente arranjados, onde forma uma fileira chamada de dutovia ou acesso que move produtos de um ponto a outro. A condução de cargas acontece no interior dessa fila e a circulação se dá por pressão ou arraste por um componente condutor.
Uma dutovia é formada de terminais, tubos e as referentes juntas de união. Esse tipo de transporte oferece uma série de vantagens para o transporte de mercadorias no país. Embora haja um possível de crescimento, o modal dutoviário ainda parece estar longe de concretização e ainda é incipiente no Brasil.
As dutovias devem ser construídas conforme as normas e possibilitam o transporte de petróleo e seus derivados (oleodutos): este tipo de carga pode ser transportado por oleodutos ou gasodutos; gás natural (gasodutos): esse gás é transportado pelos gasodutos e é bastante semelhante aos oleodutos, embora tenha suas particularidades, principalmente no sistema de propulsão da carga compressores; minério, cimento e cereais (minerodutos ou polidutos): o transporte destes materiais é feito por tubulações que possuem bombas especiais, capazes de impulsionar cargas sólidas ou em pó.
Também, pode ser feito por meio de um fluido portador, como a água para o transporte do minério a média e longas distâncias ou o ar para o transporte de cimento e cereais a curtas distâncias. Para o transporte de carvão e resíduos sólidos (minerodutos), utiliza-se o duto encapsulado que faz uso de uma cápsula para transportar a carga por meio da tubulação impulsionada por um fluido portador, água ou ar.
As águas servidas ou esgotos produzidos pelo homem devem ser conduzidos por canalizações próprias até um destino adequado. Os dutos de água potável, depois de ser coletada em mananciais ou fontes, levam por meio de tubulações até estações onde é tratada e depois distribuída para a população, também por meio de tubulações.
Outra característica é a capitalização de transmissão em larga escala. Quanto maior o tráfico e maior o diâmetro do oleoduto, menor serão os valores de transferência estar sujeito da viscosidade do produto. Quão mais viscoso for o produto, tanto maior será o gasto por tonelada – quilômetro para mobiliza-lo. Outras vantagens que são atribuídas a este modal de transporte, é que ele não é afetado por condições climáticas e não é poluente.
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