Dia da Água nas palavras do secretário de meio ambiente, Getúlio Martins

A água pode ter significados diferentes. Conforme o período da história da humanidade pode ser sinal de: vida, saúde, alimento, destruição, guerra ou poder.

Nas igrejas, na porta de entrada tinha um vidro redondo com água benta onde a gente molhava o dedo e fazia o sinal da cruz. Acho que agora não tem mais porque é anti-higiênico. Pode haver contaminação por causa de dedos sujos, mas a verdade é que se fazia isso para lavar os pecados, antes das orações.

A purificação pelas águas é simbolizada no batismo dos primeiros cristãos, por João Batista no rio Jordão. Na China e na Índia, as águas dos rios são sagradas para xintoístas e hindus porque alimentam e purificam.

Houve época em que se acreditava que tomar banho retirava do corpo uma crosta protetora contra enfermidades. Exatamente o contrário do que se sabe hoje: a limpeza é a maior aliada da saúde do corpo.

A Idade Média, na Europa, foi um período de mil anos marcado por epidemias freqüentes que matavam gente aos montes. O motivo era a sujeira. Fezes e urina recolhidas no urinol à noite eram jogadas nas ruas pela manhã. A expectativa de vida era menos de trinta anos. Nas cidades não tinha coleta de lixo e nem sistema de abastecimento público de água. Banho, as pessoas só tomavam de vez em quando, uma ou duas vezes por ano. A água só era mesmo usada para molhar a testa das crianças no batismo e o dedo dos adultos na entrada das igrejas, além de matar a sede.

Há dez mil anos, as primeiras cidades foram formadas na Mesopotâmia, região próxima aos rios Eufrates e Tigre. Nessa região do Oriente Médio, começou a revolução agrícola porque tinha muita água e pouco deserto, agora tem muito deserto e pouca água. A Arábia Saudita, Israel e o Kuwait fazem dessalinização da água do mar para abastecer suas populações. Turquia, Iraque, Irã e Síria brigam constantemente, entre outros motivos, por causa da água dos rios que passam por seus territórios para chegar ao mar.

Essa região, que exporta petróleo para o mundo, importa água doce do Brasil, só que de maneira ilegal. Navios que trazem petróleo voltam carregados de água doce com peixes e microorganismos da Bacia Amazônica, a mais rica do planeta. É a hidropirataria ou roubo de água.

Na Teoria dos Elementos, que já era estudada pelos filósofos gregos no século IV aC, água, fogo, terra e ar são associados à personalidade das pessoas. As pessoas com personalidades água são as que carregam o mundo nas costas. Afrodite é a deusa da mitologia grega relacionada com a água. Ela nasceu da espuma das águas do mar, é a deusa do amor que controla as paixões irracionais.

Quando não chove é ruim. O gado padece, a planta seca e o reservatório de água não abastece e nem gera energia. Quando chove muito também é ruim. Sobe o nível do rio, muitas pessoas ficam desabrigadas. O bueiro entupido de lixo não comporta a quantidade de água da chuva que desce pelas ruas e inunda tudo. Na água que fica parada nasce e cresce o mosquito que perturba o sono e ainda transmite dengue, zika e chikungunya.

Dia da água serve mesmo para lembrar isso tudo, mas é também para cada cidadão pensar se ele cuida dessa jóia: contra ou a favor seu e da sua comunidade.

Texto originalmente publicado no site da Prefeitura de Guaratinguetá, disponível aqui.