De acordo com a mais recente pesquisa sobre inscrições de estudantes internacionais em escolas de pós-graduação nos Estados Unidos, realizada anualmente pelo Council of Graduate Schools (CGS), a engenharia é a área de estudo de pós-graduação mais procurada em 2015 pelos estrangeiros. Entre as 676.484 inscrições contabilizadas este ano, 331.751 foram em cursos de engenharia. As áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (conhecidas como STEM em inglês), juntas, foram responsáveis pela metade do total.
Este é o décimo ano consecutivo em que as inscrições de estudantes internacionais em pós-graduações aumentam nos Estados Unidos. De 2014 para 2015, o número aumentou 2% (apesar de ainda estar crescendo, a porcentagem não superou a anterior; de 2013 para 2014, o aumento foi de 10%).
A pesquisa foi feita com 377 instituições acadêmicas dos Estados Unidos, que representam aproximadamente 70% de todos os diplomas de pós-graduação outorgados a estrangeiros no país. Este ano, os resultados da pesquisa foram alterados para distinguir entre os níveis dos diplomas acadêmicos. Em 2015, mestrados e certificados de pós-graduação receberam 63% das inscrições, enquanto os doutorados acumulam a porcentagem restante.
A nacionalidade que continua a se destacar na pesquisa é a chinesa, representando 39% do total. Apesar de não ter a maior porcentagem, o número de indianos inscritos em instituições dos Estados Unidos cresce ano após ano. Em relação ao ano passado, o aumento de inscrições de indianos foi de 12%. O Brasil representa apenas 1% dos 676.484 inscritos.
Texto originalmente publicado aqui.